terça-feira, 6 de abril de 2010

História da moda - Parte I - Moda Bizantina


Oie! Escrevi em Fevereiro-2010 um post sobre a história da moda. Tinha um quadro com as épocas em que a moda foi mudando (para ver o post, clique aqui). Disse que cada post era uma data diferente. Esse é o primeiro post sobre a história mesmo.


- Moda Bizantina (Época: Medieval)

Com o fim do Império Romano, a Europa Ocidental começou a se desenvolver independentemente do que restava do Império,o Império Romano Ocidente (ou Império Bizantino). Os bizantinos da classe alta vestiam túnicas bem decoradas. Tais túnicas eram feitas de seda e fiapos de ouro, e usavam pérolas e pedras preciosas como decorações. Pessoas de classes mais baixas vestiam túnicas simples. Os imperadores e pessoas da corte usavam também um tipo de manta sobre suas túnicas. Posteriormente, o imperador e a imperatriz passaram a usar um longo tecido em volta dos seus pescoços, como um cachecol, e nobres passaram a usar longas e firmes meia-calças.

Os estilos usados no Império Bizantino influenciavam pesadamente a moda na Europa Ocidental. Pessoas da nobreza européia passaram a usar roupas cada vez mais complicadas e complexas do que as usuais roupas simples de algodão, pêlos e couro. Geralmente as pessoas faziam suas roupas em casa, como sempre fora feito. Mas à medida que as cidades cresciam, pequenas lojas especializadas na fabricação de roupas surgiam. Muito das roupas, então, passou a ser feitas por artesãos. À medida que os artesãos tornavam-se mais habilidosos, a qualidade da roupa crescia. Eles passaram a cortar, ajustar e decorar as roupas que fabricavam em jeitos cada vez mais elaborados. Posteriormente, tais roupas passaram a ser feitas de seda, importada do Extremo Oriente.

Pessoas de classes inferiores vestiam túnicas simples e mantos retangulares. Posterior e lentamente, tais foram substituídas por roupas feitas de acordo com as medidas de cada pessoa. A túnica das mulheres desenvolveu-se num vestido que era firmemente atado na parte superior do corpo. Os homens passaram a usar mangas por baixo de suas túnicas e meias.




EGRF


Categoria: História

Data: 06/04/2010

Hora: 09:15



4 comentários on "História da moda - Parte I - Moda Bizantina"

Anônimo disse...

Nossaaaa, mtoo legal a historia da moda desde o inicio. gostei mto de saber.

Guarda Roupa Fashion on 10 de abril de 2010 às 18:37 disse...

Oi! Que bom que você gostou! Agora espera que daqui a pouco aparece um novo post com a sequência! Beijos!

Anônimo disse...

Queria muito ver uma roupa da moda bizantina de mulher , séra que tem como vcs colocarem uma aqui pra eu dar uma olhada ? Obrigada ! Beijos !

Anônimo disse...

Ah eu Tbm queria ver uma roupa de mulher , essa que está aí em cima nao dar pra ver direito , estou fazendo um trabalho da época bizantina e precisa ver , se vcs puderem colocar alguma aqui eu vou agradecer MUITOO .. Obrigada pela atenção de vcs , BJS .

Postar um comentário

Followers

 

My Blog List

Welcome

Oi gente! Bem vindos ao blog Guarda Roupa Fashion! Não se esqueça de entrar todos os dias para ver mais dicas de moda, beleza e estilo...Entre no blog, seja seguidor, comente! E ainda , você não vai sair da moda! Aqui você encontra as maiores tendências de moda! Beijo

Equipe Guarda Roupa Fashion

Guarda Roupa Fashion Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez